Estamos no verão. Há calor, praia, sol, piscina… mil e uma agressões aos nossos cabelos que fazem com que no final da estação sejamos obrigadas a dirigirmo-nos ao cabeleireiro. Toda a gente sabe que no verão o cabelo tende a ficar mais seco devido a tanto sal e cloro a que é exposto. Ninguém gosta de cabelos feios, ressecados e cheios de pontas duplas, certo? E para muita gente cortar o cabelo é um sacrifício!

Hoje venho ajudar-vos a combater as pontas espigadas para que no fim do verão o dano seja menor! Mesmo que tenham que cortar as pontas, asseguro-vos que o dano é menor e que o cabelo vai estar mais saudável.

Nesta altura do ano é importante redobrar os cuidados que temos tanto com o cabelo como com a pele mas, este último tópico fica para outro dia. Vamos lá então?

Aprender a lavar o cabelo

Já vos falei aqui em Cronograma Capilar e na importância que ele tem. Acreditem que vão ver grandes melhorias  no vosso cabelo com o CC. Uma das coisas que o CC me ajudou a corrigir foi a lavar o cabelo. Já não é a primeira vez que falo nisto mas nunca é demais.

É importante escolherem um champô adequado ao vosso couro cabeludo, uma vez que é o único sitio onde ele é aplicado.  O champô aplica-se apenas na raiz, massajando com suavidade com as pontas dos dedos e nunca com as unhas. Os comprimentos e pontas nunca devem ser esfregados! A espuma que escorre na lavagem é o suficiente para lavar esta parte.

Nesta altura do ano gosto de usar um champô mais suave ou mais hidratante. Experimentem também uma linha de praia como a Novex Minha Praia ou a Haskell SOS Verão. Normalmente tendem a ser champôs menos agressivos e que ressecam menos os fios.

Outra coisa importante (todo o ano claro!) é o uso de condicionador. O condicionador é indispensável para fechar as cuticulas do cabelo, deixar os fios mais suaves, maleáveis e fáceis de desembaraçar. Se aplicam máscara a ordem correcta é champô – máscara – condicionador. A máscara e o condicionador têm papeis distintos e nenhum substitui o outro.

Pré poo

Este termo também não e novo por aqui. Há pelo menos dois posts onde falei de pré poo (aqui e aqui) e no instagram é um tema recorrente.

Pré poo consiste em aplicar um óleo vegetal ou um produto próprio para o efeito nos cabelos, alguns minutos antes da lavagem. Vai proteger os comprimentos e pontas das agressões provocadas pelo champô e prevenir pontas secas e duplas.

Podem usar óleos vegetais como o óleo de coco (que já falei aqui), azeite, amêndoas doces ou qualquer outro óleo que gostem. Já testei alguns e de momento o meu favorito é, de longe, o óleo de coco com abacate da Origem. Sinto que ele é mais potente para cabelos secos e o meu cabelo adora! Ou ainda a manteiga de karité da Nacomi que tem sido um novo aliado e é super potente em cabelos muito secos!

Há também produtos destinados a pré poo como caso da Proteína Capilar Bendito Seja da Haskell, da Mega Proteína da Real Natura ou da Proteina da Cadiveu. A Real Natura lançou também a Manteiga Capilar que tem várias funções (entre elas pré poo) e que eu já testei e fiquei fã! É a que está na imagem e posso dizer-vos que vale muito a pena. Primeiro porque tem um cheiro maravilhoso, depois porque funciona lindamente em pré poo e ainda tem a função de máscara ou humectação noturna!

Algumas máscaras têm também essa função. Um exemplo é a máscara Tudo de Bom da Novex que tem review aqui.

Máscaras

Falando novamente em Cronograma Capilar,aprender que máscaras devemos usar é importantíssimo. Nesta altura é bom reforçar a nossa rotina de hidratação, nutrição e reconstrução.  Uma boa aposta é também potencializar máscaras para que elas tenham um efeito mais potente no vosso cabelo.

Nesta altura costumo apostar mais em humectação também. Já falei disso aqui no blog e no grupo do CC podem ver muito mais informação sobre o assunto. Mas, resumindo, humectação consiste em aplicar um ou mais óleos vegetais no cabelo inteiro, da raiz às pontas e deixar actuar no mínimo 3 horas. É importante que os óleos sejam vegetais, 100% puros e extraídos a frio! Depois eu removo com um condicionador liberado para co-wash e deixo secar ao ar. Na humectação não se podem usar fontes de calor no cabelo.

Sobre máscaras eu falarei mais detalhadamente num post futuro. Quero fazer um apanhado das minhas favoritas para cada fase do cronograma capilar!

Leave Ins

Sei que muita gente foge de leave ins porque acham que vão pesar no cabelo ou deixá-lo oleoso. Vamos mudar essa ideia? Primeiro, é considerado leave in tudo o que aplicamos depois da lavagem no nosso cabelo. Tudo o que é sem enxague é leave in.

Há leave in’s com inúmeras funções. Sejam apenas cremes de pentear, que ajudam a desembaraçar o cabelo sem partir, ou leave ins com funções extra como protecção térmica ou solar. São produtos que gosto imenso e que nunca dispenso na minha rotina. Ajudam a dar um cuidado extra ao cabelo e a protege-lo das agressões externas.

Mesmo pessoas com cabelo fino podem usar leave ins. Podem optar por sprays ou por cremes de textura mais leve. Em nada influência a oleosidade uma vez que isso é característica do couro cabeludo e este tipo de produtos se aplica das orelhas para baixo – ou seja nos comprimentos e pontas do cabelo.

Gosto de escolher finalizadores que tenham protecção térmica (e de tiverem protecção UV melhor ainda!) porque me ajuda logo a proteger os fios dos danos do secador. O meu protector térmico favorito do momento é o Spray Morte Súbita da Lola. Além de cheirar a pastilha elástica ele é super leve nos fios e faz uma protecção que se nota e sente. As cutículas ficam bem alinhadas e seladas, o cabelo fica super lisinho e quando uso a placa o liso dura muito mais! Ainda assim o cabelo continua macio, suave e brilhante.

Falando de leave ins em creme começo pelo Pós Química da Bio Extratus. É talvez o mais pesado de todos mas basta um bocadinho e ele rende imenso. Tem um cheiro que eu amo e é super nutritivo nos fios. Aconselho imenso para quem tem o cabelo muito seco ou encaracolado por exemplo. Depois falo-vos do Resgate da Bio Extratus que é um dos meus leave ins/finalizadores favoritos. Ele tem protecção UV e protecção térmica – protege contra o sol e contra o calor. Além disso é repositor de massa, o que é uma ajuda enorme agora no verão! Tenho ainda o Leave In de Mandioca da Haskell que, além de protector solar e térmico ele também me ajuda a definir as minhas ondas quando deixo o cabelo secar ao natural.

Especificos Pontas Espigadas

Dentro dos leave ins tenho alguns específicos para prevenir pontas espigadas. Eles acabam por ser mais fortes neste aspecto. Criam uma barreira protectora nas pontas e ajudam a selá-las.

Gosto particularmente de alguns, que vos falo hoje. O Apertem os Cintos que a ponta dupla sumiu, da Lola, é um favorito recente. Ele é um creme que ajuda a prevenir as pontas espigadas e eu noto imensa diferença quando o uso. Deixa as pontas seladas, mais suaves e muito mais bonitas. Pode parecer pequeno mas ele rende imenso pelo que uma pequena quantidade dá para o cabelo todo.

O Bálsamo Reparador de Pontas Secas da Yves Rocher é igualmente bom. Tem um aroma mais neutro e fresco, a plantas e uma textura mais fluida. Sinto que é bem leve mas cumpre muito bem o seu papel.

Por último, o Leite Reparador Resgat da Haskell que eu já falei no Youtube, no video que fiz só sobre esta linha. Ele é super leve nos fios, não pesa nada e deixa as pontas muito bonitas.

O que sinto com estes produtos específicos de pontas é que me ajudam a combater aqueles pontos brancos – que se devem à falta de massa no cabelo – e a deixar as pontas com outro aspecto. As pontas ficam mais suaves e menos espetadas. Quando deixo o cabelo secar ao natural ele fica mais bonito e maleável também, sem aspecto de pontas secas.

Todos estes produtos ajudam a finalizar o cabelo. Seja para dar mais brilho, mais hidratação, para ajudar a pentear, para definir caracóis ou para proteger do sol ou das fontes de calor. São produtos que eu nunca abro mão e acho indispensáveis no verão.

Há ainda leave ins próprios para usar na praia como o caso do SOS Verão da Haskell ou do Spray Minha Praia da Novex.

Séruns

Por último falamos de séruns. O último passo na rotina de cabelos e que é um aliado no combate às pontas duplas. Os séruns finalizam o cabelo. Ajudam a criar uma capa protectora nas pontas, prevenindo o ressecamento e as pontas espigadas.

A menos que o serúm diga especificamente que contém protecção térmica ele deve ser sempre aplicado após usar o secador e a prancha. Caso usem um sérum “comum” antes do secador ou prancha correm o risco de fritar o cabelo. Há ainda séruns com protecção solar como o caso do Óleo de Monói da Garnier que é um dos meus favoritos para levar para a praia

Neste post mostro-vos alguns dos meus favoritos mas pretendo fazer um post só dedicado a eles. Gosto particularmente do Selante de Pontas Cavalo Forte porque não pesa nos meus fios, deixa as pontas brilhantes e alinhadas e noto-as menos frágeis quando o uso. O Pinga da Lola é uma óptima aposta para cabelos finos porque ele não pesa absolutamente nada, tem protecção térmica e pode ser usado e ínumeras formas. Depois temos o Açaí Oil da Cadiveu e o Reparador de Pontas da Amend que são séruns mais à base de silicones, que não tratam tanto mas que dão um acabamento muito bonito nas pontas.

Mas… O que escolher? Como fazer?

Acredito que com tanto produto e tanta técnica fiquem um bocado perdidos. Ninguém precisa de tanta tralha capilar (precisamos sim, quem faz CC entende! eheh). Mas há coisas que eu considero essenciais.

Optem por fazer pré-poo sempre que vêm da praia. Deixem o óleo uns 10 minutos no cabelo antes de o lavarem que vai ajudar imenso. Na lavagem não esfreguem as pontas e sejam suaves até a desembaraçar e a secar o cabelo com a toalha.

Se conseguirem durmam pelo menos 1 vez por semana com óleo de coco na cabeça e vão notar diferenças. Aconselho mesmo a irem ao grupo do CC ler sobre humectação que o vosso cabelo vai agradecer.

Invistam em um finalizador ou protector térmico e num bom sérum. Apliquem o finalizador no fim da lavagem e, quando seco apliquem o sérum.

Tratem dos fios com amor que no final do verão o dano vai ser muito menor! Dúvidas? Conte-me tudo.

Costumam ter cuidados especiais com o cabelo no verão?

Um beijo, Raquel

Comentários

Related Post

Etiquetas:, ,