Já todos sabemos que eu adoro falar de cabelos, certo? O post de hoje é mais um cheio de dicas e truques que vos vão ajudar a cuidar melhor do vosso cabelo e, desta forma, a melhorar a sua saúde.

Desde que comecei a fazer cronograma capilar que me dediquei a ler e a pesquisar sobre como cuidar melhor tanto do couro cabeludo como dos fios. Eu mesma fazia imensas coisas erradas e sei que há muita gente que também comete os erros que eu cometia. Então decidi reunir as mudanças que acho mais fundamentais para a saúde do nosso cabelo.

Champô só na raiz

Um erro que muitos cometemos – e eu também o fazia – é aplicar o champô em todo o cabelo e esfregar muito. Isso está errado e prejudica a saúde dos nossos fios. Na verdade o champô deve ser escolhido de acordo com as características do nosso couro cabeludo e aplicado apenas na raiz. Uma pequena quantidade é suficiente para lavar todo o couro cabeludo. Devemos massajar suavemente com os dedos e nunca esfregar com as unhas. A espuma que escorrer pelos fios é o suficiente para lavar os comprimentos.

Usar sempre condicionador

Há um mito sobre cabelos oleosos não deverem usar condicionador. Isso está errado. O condicionador não deve nunca tocar na raiz do cabelo pelo que não influência na oleosidade do mesmo. Ele deve ser aplicado apenas nos comprimentos e pontas do cabelo evitando sempre o couro cabeludo. Assim ele vai fechar as cutículas do cabelo. É um passo essencial que nunca deve ser dispensado. Além de manter os cuidados dentro dos fios ele impede que a poluição e as agressões externas agridam ainda mais os fios. A função dele é completamente diferente da máscara e devem usar os dois.

A função da máscara

As máscaras ajudam a hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Aplicam-se depois do champô, apenas nos comprimentos e pontas, e antes do condicionador. Ou seja, a ordem correcta é champô só na raiz + máscara comprimentos e pontas + condicionador comprimentos e pontas. Devem ter atenção ao tipo de máscara que usam – se não seguirem cronograma capilar – e evitar, por exemplo, usar sempre máscaras com queratina que podem partir o cabelo a longo prazo. A máscara vai ajudar-vos a cuidar do vosso cabelo e a manter a saúde do mesmo. Outro ponto importante é que deve seguir sempre o tempo de actuação indicado na embalagem!

Passem no grupo Cronograma Capilar Portugal para aprender mais sobre as fases das máscaras e leiam este post.

Pré Poo

Pré poo significa antes do champô (shampoo). Deve ser feito com óleos vegetais puros, extraídos a frio, mel ou ainda produtos específicos para o efeito. Têm por exemplo a Proteína Capilar da Haskell ou, mais recentemente, o Mega Proteína Capilar da Real Natural. No caso dos óleos devem deixá-los 10/15 minutos no cabelo. No caso dos produtos específicos devem respeitar o tempo indicado na embalagem. Apliquei nos comprimentos e pontas.

O pré-poo vai proteger os vossos fios das agressões do champô, deixa as pontas mais suaves e alinhadas e o cabelo mais fácil de desembaraçar. Ajuda ainda a combater o frizz e as pontas espigadas.

Protector de calor

Outro erro grave é usar ferramentas de calor sem usar protecção térmica. Secador, prancha ou ferro de encaracolar são ferramentas quentes que danificam o vosso cabelo. Devem usar sempre um protector de calor para minimizar os danos, evitar cabelos queimados e pontas espigadas. Além disso mantém o vosso cabelo muito mais saudável. Há protectores de calor em spray ou em creme e basta escolherem aquele mais gostam.

Se quiserem posso fazer um posto sobre os meus protectores de calor favoritos!

Além disso, no que toca a ferramentas de calor, nunca devem pranchar o vosso cabelu húmido. Mesmo em pranchas que digam que dá para o efeito. Prancharem o vosso cabelo húmido/molhado é meio caminho andado para fritarem os fios.

Sérum

O uso de um bom sérum é essencial. É o último cuidado na rotina capilar e deve ser sempre aplicado depois de manusear-mos fontes de calor. NUNCA apliquem sérum ou qualquer tipo de óleo antes de secarem o cabelo ou de o prancharem – isso vai fritar os fios. A menos que o vosso protector de cabelo seja em óleo e que diga explicitamente que protege do calor, nunca usem outros tipos de óleos antes do calor.

O sérum deve ser aplicado nos comprimentos e pontas. Basta dosearem a quantidade necessária na palma das mãos, aquecerem levemente esfregando palma com palma e aplicarem nos fios. Além de deixar o cabelo suave, macio e brilhante ele protege o cabelo e evita as pontas espigadas.

 

Estas são as minhas dicas básicas para um cabelo bonito! Descobriram algum erro que cometiam? Quais as vossas dicas? Partilhem comigo!

 

Um beijo, Raquel

Comentários
Etiquetas:, ,