Se há coisa pela qual sou apaixonada é por cuidados com a pele.  Acho que qualquer pessoa que seja apaixonada po maquilhagem entende a necessidade de uma rotina de cuidados de pele adequada. Uma pele bem cuidada é meio caminho para uma maquilhagem bem feita e bonita.

A minha pele sempre foi problemática e sempre tive imensos cuidados com ela. Hoje, embora ela não seja perfeita, posso dizer que a consigo entender, consigo saber o que ela precisa e ela está cada vez melhor.

A minha pele é acneica. No entanto não é, de todo, oleosa. Classifico-a como uma mista/seca. Ela ganha alguma oleosidade (quando o tempo está mais quente) nas laterais no nariz mas, no resto do rosto, é seca. Aprendi que ela gosta de coisas mais hidratantes e fortes durante a noite e que, durante o dia, funciona melhor com texturas leves.

Nos últimos tempos apercebi-me que óleos e máscaras funcionam muito bem e que ajudam não só a reduzir o acne que tenho como a eliminar as cicatrizes que fui coleccionando ao longo dos anos.

Então hoje venho mostrar-vos a minha rotina de pele quase actual. Digo quase porque desde que estas fotos foram tiradas, a semana passada, já há mais uns 3 produtos novos. Mas, ainda assim, esta é a base da minha rotina de cuidados e vou partilhar com vocês.

 

Durante o Dia

Quando acordo lavo o rosto com água fria. Não sinto necessidade de o lavar com um gel de limpeza e, quando preciso de uma limpeza maior opto por água micelar.

De seguida uso o Anti Imperfection Daily Solution da linha Tea Tree da The Body Shop. É um sérum de base liquida que ajuda principalmente nas imperfeições do acne como borbulhas e manchas. Falei dele neste post e sinto que desde então as minhas cicatrizes diminuíram consideravelmente. Além disso sinto que deixa a pele com uma textura muito melhor.

Quando a pele está mais seca uso a Aqua Boost Essence Lotion da linha de Vitamina E também da TBS. É uma loção hidratante que, como o nome indica, dá um boost na pele. Depois uso o meu hidratante normal, o Mattifying Lotion da linha Tea Tree que tem uma textura muito leve e fresca. Deixa a pele hidratada mas muito sequinha.

Depois, um passo que para mim é imprescindível. Protector Solar. Já não consigo sair de casa sem aplicar protector e devia ser um passo obrigatório para todas as mulheres! Eu notei uma diferença abismal desde que passei a ter esse cuidado e, hoje em dia, não abro mão dele. O que estou a usar de momento é o Fusion Fluid da Isdin que é um bocadinho mais hidratante (eu gosto assim) mas não deixa a pele nada branca! Mais tarde vou fazer um post sobre os meus protectores solares de rosto favoritos!

Por último adoro este Vitamin C Skin Boost da TBS. Ele tem uma textura de primer e é óptimo para usar tanto antes da maquilhagem como sozinho. Ele ajuda na pele baça e sem brilho e ainda protege da poluição. Quando usado sozinho a pele fica muito bonita e aveludada, como quando aplicamos primer. Antes da maquilhagem serve como preparação de pele. A própria embalagem o refere. A base fica mais bonita e ajuda na duração.

À Noite

À noite gosto de usar produtos vocacionados para pele seca/sensível para me desmaquilhar. Fui-me apercebendo que era o que a minha pele mais gostava por não serem tão agressivos e não a deixarem irritada. Um cuidado que tenho é de nunca dormir com maquilhagem. Já não o faço à mesmo muito tempo e a última vez foi uma excepção. No dia a dia não suporto a sensação de maquilhagem no rosto quando começo a cair no sono.

Gosto sempre de ter em casa toalhitas desmaquilhantes. Embora não seja o que use todos os dias é um SOS nos dias em que estou a morrer de cansaço e sono. As minhas favoritas são estas da Nivea e há muito tempo que não compro mais nenhumas. São muito húmidas e muito macias. Pelo que consigo desmaquilhar a pele sem a massacrar.

O que mais gosto de usar para me desmaquilhar é a Água Micelar e Óleo da Garnier. Foi amor desde a primeira utilização. Ela desmaquilha TUDO. Olhos e pele! Com imensa facilidade! Incluindo makeup à prova de água. É muito suave com a pele e ainda sinto que ajuda na hidratação.

Depois costumo lavar o rosto com o gel de limpeza da linha tea tree mas tinha acabado. De seguida uso novamente o sérum, o hidratante e finalizo com a Máscara Noturna Anti Imperfeições. É uma máscara com textura em gel que não precisa de ser removida. Basta lavarem o rosto com água de manhã. Sinto que me ajuda quando tenho uma ou outra borbulha mais inflamada.

É aqui, na rotina noturna, que tenho acrescentado alguns produtos. Continuem a acompanhar que em breve falarei deles!

Extras

Há sempre uns cuidados extra que tenho.

Há uns tempos comprei este Creme Facial Anti Acne numa lojinha do Etsy. Ele é 100% feito de produtos naturais e eu adoro usá-lo quando tenho a pele com mas imperfeições e irritada. Ele tem diversos óleos e ingredientes naturais que ajudam a acalmar muito a pele.

Um grande amor que tenho é o Óleo de Argão. Que é óptimo tanto para a pele como para os cabelos. Gosto muito de o usar depois daqueles dias em que uso imensa maquilhagem. Quando saio à noite por exemplo, além de fazer uma pele muito pesada estou sempre exposta a fumo e poluição. Gosto de o usar para hidratar a pele antes de dormir e sinto que ao outro dia não há cá “pele ressacada”.

Outro favorito tem sido as máscaras faciais. Gosto imenso de fazer máscara de argila verde e faço-o pelo menos 1 vez por semana. Mas, além disso tenho adorado testar máscaras faciais diversas. Sigam-me no instagram para poderem ver as minhas opiniões de cada máscara que tenho testado por lá!

E chegámos ao fim. Estes são os cuidados que tenho tido e que têm funcionado comigo. Como podem ver sou uma enorme fã da The Body Shop. Contudo, em breve, falar-vos-ei de duas marcas que tenho adorado também! Mantenham-se atentos.

Que cuidados têm? Partilhem comigo!

 

Um beijo, Raquel

Comentários

Related Post

Etiquetas:, ,