Como cuido do meu cabelo // CRONOGRAMA CAPILAR

O post de hoje é para falar de um dos assuntos que eu mais tenho gostado no momento: CRONOGRAMA CAPILAR ou como eu cuido do meu cabelo.

Sempre gostei de cabelos bonitos e bem cuidados, independentemente de serem longos ou curtos. Eu mesma já o tive de ambas as formas e gostei. Sempre tentei ter o cabelo saudável, cuidado e bonito, mas várias foram as maldades que lhe fui fazendo ao longo dos anos.

O meu cabelo é preto, já o tive ruivo e também descolorido com pontas azuis. Já o tive pelo fundo das costas, cortei pelos ombros e agora está a crescer e já está quase novamente no fundo das costas! Mas quando decidi que queria deixá-lo crescer achei que faria sentido começar a tratar melhor dele. Uma amiga adicionou-me a um grupo de Facebook e a minha vida (ou a do meu cabelo) mudou!

Que grupo é? O Cronograma Capilar Portugal. Eu já conhecia o termo ou o conceito mas não fazia ideia de como fazer, do que se tratava… Sempre tinha encontrado informações em blogs brasileiros mas as explicações deixavam-me sempre confusa. Lá no grupo é tudo em português de Portugal. Os produtos que falamos lá são facilmente encontrados, as pessoas apoiam-nos, trocamos ideias e esclarecemos dúvidas. Rapidamente aprendi que era assim que ia recuperar e manter a saúde do meu cabelo.

Hoje falo-vos um bocadinho deste mundo, dou-vos umas luzes iniciais e aconselho-vos a visitarem o grupo!

Cronograma Capilar – O que é?

É um método de cuidado de cabelo que respeita os fios e nos ajuda a repor a saúde dos mesmos. O cronograma capilar ajuda-nos a devolver ao cabelo aquilo que ele vai perdendo no dia a dia. Essa reposição faz-se através da Hidratação, Nutrição e Reconstrução. São as 3 fases do CC (ou cronograma capilar) que funcionam em conjunto. É necessário o cabelo estar hidratado para que o consigamos nutrir e, posteriormente, reconstruir.

Como o fazer?

Para a Hidratação devemos usar uma máscara de hidratação. Na Nutrição uma máscara nutritiva ou a humectação. E, na Reconstrução uma mascara com propriedades reconstrutoras ou queratina.

Como começar?

É importante, antes de começar qualquer cronograma capilar, que avaliemos o estado do nosso cabelo. Cabelos que sofrem químicas (tintas, descoloração, alisamentos, permanentes, etc) são cabelos muito danificados. Cabelos que sofrem com agressões externas como secador, ferro de alisar ou de encaracolar são cabelos danificados. Cabelos que  não passam por nenhum destes processos são cabelos virgens e, por isso, saudáveis.

Há tabelas de Cronograma para cada um destes tipos de cabelo uma vez que cada um tem necessidades especiais. Daí a avaliação do nosso tipo de cabelo ser importante para conseguirmos devolver aos fios exactamente aquilo que ele precisa.

O que precisamos?

Para começar o CC necessitamos de um champô, três máscaras e um condicionador. Além disso é também necessário um sérum de pontas e, para quem usa calor no cabelo, um protector térmico.

A única coisa que muda nas fases do CC são as máscaras, o champô e condicionador mantêm-se sempre igual. Há máscaras com vários tempos de repouso que devem sempre ser respeitados e cumpridos à risca. Prolongar ou diminuir o tempo de actuação não vai fazer bem para o cabelo, podendo ter consequências. Escolham as máscaras que melhor se adaptam ao vosso dia a dia, em relação ao tempo de pausa. Esta informação está normalmente explicita nas embalagens.

O CC tem uma tabela a ser cumprida. É importante seguir a ordem mas os dias podem ser adaptados. A única coisa importante é que os tratamentos têm que ter um intervalo de 48h e nunca mais de 3 vezes na semana. Se precisam de lavar o cabelo mais do que 3 vezes devem fazê-lo apenas com champô e condicionador.

Outros cuidados a ter

  • No grupo aconselha-se champô sem sal, uma vez que este resseca os fios a longo prazo.
  • Cabelos com químicas devem ainda evitar o hidróxido de sódio uma vez que este é incompatível com certos processos químicos podendo causar reação e provocar o famoso corte químico.
  • A ordem correcta dos produtos no cabelo é sempre: champô só na raiz (a espuma que escorre é o suficiente para lavar os comprimentos e pontas), máscara (respeitando o tempo)  e condicionador.

Os meus comentários

Aconselho-vos realmente a entrar no grupo e a ler mais sobre isto! O que ao inicio pode parecer mais complicado é de facto muito simples.

As administradoras estão sempre prontas para ajudar e é um grupo onde me sinto bem! As informações estão todas explicitas e há conteúdo super acessível sobre absolutamente tudo. Basta entrarem no grupo e lerem com amor e carinho a publicação marcada e acreditem que não vão ficar a boiar!

Além disso há álbuns que ajudam com todos os produtos que queiramos comprar. As pessoas trocam sugestões, feedback, entre ajudas.

Percam (ou na verdade ganhem) um bocadinho do vosso tempo e pesquisem sobre todas as informações! Todas nós podemos ter um cabelo de princesa!

Este é apenas o meu primeiro post sobre o assunto, pretendo falar de produtos e coisas que vou experimentando ao longo do tempo!

 

Um Beijo, Raquel

*nota* todas as informações para este post têm como base o conteúdo disponível no grupo Cronograma Capilar Portugal.
Comentários

raquelabel

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS